domingo, 5 de fevereiro de 2012

É PRECISO PARAR PARA CONSEGUIR REFLETIR

Levados pelos vagalhões que nos arrastam neste grande oceano da vida, muitas das vezes em vulneráveis embarcações, são raras as vezes em que nos damos conta que há necessidade de parar, ancorar em um local seguro e refletir sobre nós mesmos.
Não raro, a vida se incumbe de criar os dispositivos necessários à nossa parada, interrompendo nosso obsessivo e incontido ciclo de atividades de maneira compulsória. Nestes momentos é que conseguimos perceber que se não déssemos um tempo, certamente os efeitos colaterais dessa corrida avassaladora seriam nefastos.
Negligenciamos a nós mesmos, à nossa saúde, à nossa qualidade de vida; negligenciamos aspectos fundamentais da nossa existência na luta pela sobrevivência, ao ponto de nos sacrificarmos cruelmente (e sofremos com isso).
As exigências e a pressão em cima de nós são cada vez mais apertados. Somos obrigados a nos superar à cada dia, cada hora, cada minuto, cada segundo de nossas vidas.
Os desafios são cada vez mais difíceis, e superá-los custa muito caro para nossa saúde.
Falo por experiência própria, pois estou vivenciando este momento.
Foi preciso viver 51 anos e permanecer 6 anos ininterruptos sem férias para perceber os efeitos negativos desta negligência comigo mesmo.
Foi preciso chegar a um ponto em que, nitidamente o cérebro ordenava uma coisa, mas o corpo se recusava a obedecer e fazia outra.
O raciocínio apontava para uma ação, uma determinada estratégia de atuação, mas na hora da execução, as coisas ficavam confusas e o resultado acabava saindo de maneira totalmente adversa.
Foi preciso o corpo dar sinais de que não mais aguentaria prosseguir, foi preciso uma anomalia na “máquina”, para que, finalmente, a PARADA OBRIGATÓRIA acontecesse.
Aí vieram as férias (30 dias), depois uma cirurgia (mais 15 dias de licença), e agora, um mês e meio afastado dos “impiedosos vagalhões”, consigo meditar e refletir sobre todo o ocorrido.
Foi preciso tudo isso para que eu conseguisse chegar às conclusões mais óbvias do mundo (mas que só conseguimos enxergar vivenciando na pele).
Tentarei resumir meu aprendizado com tudo isso, em apenas 5 tópicos:
1- Nada nem ninguém no mundo é mais importante que VOCÊ. Nem estudo, nem carreira, nem projetos futuros, VOCÊ PRECISA SE COLOCAR EM PRIMEIRO LUGAR E ESTABELECER ESTA PRIORIDADE COMO REGRA DE OURO PARA VOCÊ.

2- Ninguém é insubstituível para outrem, mas você é insubstituível para VOCÊ. Portanto manter-se em condições físicas e emocionais que garantam que VOCÊ seja VOCÊ é uma prerrogativa da qual você não pode abrir mão.

3- Você não tem que provar à ninguém que é portador de habilidades que o classifiquem como Super-Homem ou Super-Mulher. Você deve sim dar o melhor de si em todas as tarefas que lhe forem confiadas, mas em momento algum deve se sentir menosprezado quando não conseguir fazer algo fora das suas possibilidades. Pergunte antes se aquele que está exigindo isso de você seria capaz de fazer o que está exigindo que você faça.

4- Não importa O QUE você tem, mas QUEM você tem. Não permita jamais que sua desabalada carreira na busca dos bens materiais o leve a negligenciar as relações interpessoais com aqueles que o rodeiam.

5- Priorize seu crescimento espiritual acima de tudo. Não negligencie o fato de que você é um SER ESPIRITUAL IMORTAL que neste momento conta com um corpo físico que você precisa cuidar para levar adiante sua missão neste planeta, mas que não é sua essência. Sua essência é espiritual, e você deve trabalhar na busca da sua evolução, valorizando suas virtudes, eliminando suas imperfeições, praticando a caridade, e, sobretudo, buscando forças no Criador e fortalecendo sua fé.

2 comentários:

Nágea Luiza Batista disse...

Amigo Arruda! Primeiramente venho agradecer a honra de tê-lo como seguidor. Linda supresa!
Mas, o que me deixou muito feliz nesta tarde de domingo foi ler esta postagem e constatar seu crescimento interior. Que beleza! Nada me deixa mais emocionada que ter comprovações da evolução de algum dos meus 7 bilhões de semelhantes - todos meus irmãos! Isso é mais deslumbrante que a beleza do desabrochar de uma flor vista em "time lapse".
Só posso lhe dizer: GRATÍSSIMA! Que o RACIOCÍNIO SUPERIOR A TODOS OS RACIOCÍNIOS nos abençõe - a todos nós - rica e fartamente! Só posso lhe dizer: GRATÍSSIMA! Que o RACIOCÍNIO SUPERIOR a todos os raciocínios nos abençõe - a todos nós - rica e fartamente!
Seja muito bem-vindo ao blog "A Verdadeira Origem da Humanidade"! Grande abraço!

Nágea Luiza Batista disse...

Amigo Arruda:
Gratíssima por compartilhar no “A VERDADEIRA ORIGEM DA HUMNANIDADE” o belo encontro de sua pessoa com Universo em Desencanto.
Sim, volte a estudá-lo, com muito carinho e atenção, repetidas vezes. Começará a notar, em cada novo estudo, que seu entendimento tomará dimensões cada vez mais ampliadas e elevadas, captando o principal das mensagens do Racional Superior, que se encontra nas entrelinhas.
Vai, paulatinamente, encerrando-se o entendimento através de sua mente pensante, dando lugar à entrada do seu “eu” na imensidão sem fronteiras de sua mente superior, a eterna – aí está o raciocínio, que filósofos, sábios e cientistas, “pensavam” que já haviam encontrado. O que seria impossível na fase do 2º milênio, propícia apenas para civilizar os animais Racionais, preparando-os para serem racionalizados no milênio seguinte. Milênio que ora vigora.
Resumindo: “Fruteira nenhuma dá fruto antes do tempo.” (Racional Superior – 1º volume de Universo em Desencanto).
Conceitos do 2º milênio são, na verdade, pré-conceitos preparatórios da mente inferior para aceitar a superior e nela adentrar.
Fé, sonhos, esperança e outros termos considerados de alto valia, de alto valor, não terão mais significado algum, quando todos estiverem raciocinando.
Com sua brilhante inteligência, dirigida e gerenciada pelo seu generoso coração, em muito breve, estudando e reestudando Universo em Desencanto (os 21 primeiros volumes básicos + os 21 da Réplica – o que há de mais lindo sobre a realidade da natureza + os 21 da Tréplica), posso lhe assegurar, com absoluta certeza, que agradecerá, para o resto de sua vida, a quem lhe presenteou com este tesouro sem par, que é o Universo em Desencanto. E chegará à conclusão de que o momento que ora vivemos é motivo para festas e mais festas, para todos aqueles que já entenderam o que é a Fase Racional do Terceiro Milênio e a abraçaram com alegria e gratidão.
(Inteligência é apenas um instrumento como outro qualquer. Somente se torna útil quando é dirigida e gerenciada por um coração generoso, caso contrário, é uma das piores armas contra os semelhantes, contra a natureza e contra o próprio que a tem.
Retribuo com elevado carinho os votos de profunda paz e o grande abraço.