quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

ITATIAIA, QUE SAUDADE DE VOCÊ

Itatiaia, deixe-me chorar de saudades no pátio da estação, sentado nos frios e úmidos dormentes de suas coloridas manhãs de inverno...
Itatiaia, permita-me somar minhas nostálgicas lágrimas às límpidas águas do Rio Bonito, refletindo o sol da manhã nas coloridas pedras que enfeitam o fundo do seu leito.
Itatiaia, quero colorir minha roupa de vermelho, caminhando sobre o capim gordura florido.
Quero de novo ficar horas observando os pequenos guarús nadando no córrego sob a linha da Central.
Quero respirar a brisa perfumada da manhã, com cheiro de mato e sabor de vida...
Quero comer ingá mirim trepado no galho envergado sobre o rio.
Quero nadar sem roupas nas vazantes escondidas por entre as árvores abundantes, com seus galhos forrados de parasitas.
Itatiaia, quero correr de mãos dadas com minha meiga namorada, quero comer amora no pé e sentir o gosto inesquecível do jamelão, ao som da música “ Meu xodó “, de Gilberto Gil...
Itatiaia, quero sentar-me em volta da fogueira e contar histórias de assombração comendo pipocas ao luar.
Itatiaia, quero sentir o cheiro dos trens de passageiros e ouvir o som do motor das Canadenses, das Biribas...
Itatiaia, quero jogar bola no pasto e correr dos bois bravos, escondendo-me entre os pés de bastão.
Quero desbravar o monte de entulho atrás da oficina, a procura das pequenas passagens de cartão duro, desprezadas pelos agentes de estação...
E na estação...quero me sentar no banco a espera do Expresso lotado de curiosos passageiros...
E acenar para a morena trigueira do último banco, com seu sorriso largo e cabelos esvoaçantes.
Quero acordar de madrugada só para ver o noturno passar, com seu painel luminoso da R.F.F.S.A. iluminando a cauda do trem.
Quero “ pegar rabada “ nos cargueiros desviados na porta de casa e levar água para os maquinistas na caneca improvisada feita de lata de leite condensado...
Itatiaia, que saudades ....
Impossível lembrar-me de você sem marejar os olhos...
Itatiaia dos meus doces dias de infância,
QUE SAUDADES DE VOCÊ !!!

Nenhum comentário: