sábado, 4 de abril de 2009

Acordei neste sábado com Mozzart e Puccini

Sou ouvinte assíduo da Rádio Cultura FM de São Paulo (103,3 Mhz).
Na verdade não consigo mudar o ponteiro do dial do lugar, (está lá há tempo tempo que se abusar muito nem sairá mais dali).
A programação da Rádio Cultura (que pode também ser ouvida na internet) é espetacular. Eclética, agrada a todos os gostos (refiro-me aos gostos mais apurados, naturalmente).
Ao longo dos anos, a Rádio Cultura FM tem se apresentado como a mais representativa emissora de música clássica no Brasil, e uma das únicas em todo o mundo: mais de 90% de sua programação é voltada para esse gênero musical, em seus vários estilos e épocas, com destaque também para intérpretes brasileiros, música instrumental brasileira e lançamentos fonográficos nacionais e internacionais. Além de transmitir uma seleção musical de primeira qualidade, a Cultura FM produz uma programação informativa, que pretende oferecer a seus ouvintes uma escuta diferenciada, de alto repertório e de caráter educativo.
Toda programação musical é enriquecida por comentários de um elenco fixo de especialistas de renome, tais como os maestros Júlio Medaglia, Walter Lourenção e Lutero Rodrigues e os pianistas Gilberto Tinetti e Amaral Vieira. Programas e séries especiais trazem sempre outros convidados, entre músicos, educadores, acadêmicos e críticos musicais, que fazem comentários ou participam como apresentadores de seus próprios projetos e seleções musicais. Além da informação musical, a programação também inclui notícias nacionais e internacionais, com ênfase para os temas econômicos e culturais, apresentadas em forma de notas breves.
Bom, depois de falar um pouco sobre a rádio, deixe-me falar do assunto que me levou a escrever este post.
Hoje meu despertar foi sublime, acordei ouvindo o Andante (segundo movimento do concerto para piano n° 21, K. 467) de Wolfgang Amadeus MOZART.
A seguir, enquanto me trocava me extasiei diante do tema de abertura da ópera La Gazza ladra, de Rossini (uma obra prima).
É desnecessário dizer do estado elevado de espírito que me dirigi ao trabalho, onde, de pronto resolvi escrever algo para o meu blog (coitado, abandonado há meses...).
É impressionante o poder que a boa música tem, de alterar nosso estado de espírito, serenando nossas almas, tranqüilizando-nos, proporcionando-nos momentos tão sublimes.
É pena que a maioria ainda se permita consumir o produto de qualidade duvidosa que a mídia insiste em distribuir em overdoses cada vez maiores pelas nossas rádios e TVs.
Enfim...aí está o livre arbítrio que há de prevalecer (sempre). Se somos aquilo que pensamos e sentimos e queremos o melhor para nós....aí está a opção.
Rádio Cultura de São Paulo (103,3 Mhz),ou pela internete pelo site http://www.tvcultura.com.br/radiofm/sobrefm.htm.
Recomendo.

Nenhum comentário: