sexta-feira, 24 de abril de 2009

PRECISAMOS TER FOCO NA VIDA

Lembro-me que em meados de 1989 comprei meu primeiro carro (morava no interior, na cidade de Cruzeiro-SP).
Era um Passat 74, azul claro, com câmbio alemão (danado de ruim).
Foi uma felicidade só!
Ao sair às ruas fiquei impressionado com a quantidade de carros daquela mesma marca e modelo que passei a observar.
Minha impressão é que todo mundo tivera a mesma idéia que eu e de um dia para outro a cidade se enchera daquele modelo de carro da VW.
Logo após me mudei para São Paulo (capital). Foi aí que fiquei mais impressionado ainda com a quantidade de Passats circulando e pensei: “ Este carro deve ser mesmo muito bom, porque todo mundo tem!”
A impressão foi tão positiva que acabei trocando meu carrinho 74 por outro 79 (claro que era Passat também!).
E assim foi... até que três anos depois (1992) fui à Cruzeiro para visitar minha mãe e aproveitei para ver uns carros na agência de um amigo. Encontrei lá um Chevette branco lindo, impecável!
“Modelo SE”, “ tudo em cima”, pouco rodado. Me apaixonei pelo carro e acabei trocando meu Passat 79 por um Chevette 84.
E aconteceu um fenômeno muito interessante, no momento em que saí da agência todo empolgado com o Chevette, TODOS OS PASSATS DESAPARECERAM DA CIDADE.
E “misteriosamente”, surgiram “Chevettinhos” por todo o lado. Todos os modelos, anos, cores. A cidade foi invadida por Chevettes de uma forma impressionante.
Na Rodovia Dutra, voltando para São Paulo, “só dava Chevette” e na marginal então..... NUNCA VI TANTO CHEVETTE NA MINHA VIDA !!!
E foi assim até eu comprar um Monza.......
Conto sempre esta história (verídica) nas minhas palestras, para exemplificar uma questão que é sempre presente na nossa vida e muitas vezes não nos damos conta disso.
Trata-se do FOCO que damos nos nossos pensamentos, e que passam a direcionar nossas atitudes e conseqüentemente, nossas vidas.
Na verdade, os motoristas de Cruzeiro não saíram em comboio com seus Passats, simplesmente porque eu havia comprado um veículo da mesma marca.
Os Passats sempre estiveram lá, mas sequer eram notados por mim, porque eu NÃO ESTAVA COM FOCO NO ASSUNTO E NÃO OS OBSERVAVA.
No momento que passei a focalizá-los passei também a enxergá-los em todos os lugares e a impressão é que eu estava rodeado deles onde quer que eu estivesse.
E quando comprei o meu Chevette, “todos os Passats misteriosamente desapareceram” porque eu comecei a colocar meu FOCO no Chevette (e me vi rodeado deles, da mesma forma que acontecera antes com o carro da VW).
E quando comprei o Monza não foi diferente, as coisas se repetiram...
Isso mostra o quanto é importante a gente DAR O FOCO ADEQUADO nos nossos pensamentos.
Trazendo isso para a experiência do nosso dia a dia, vamos observar que muitas das vezes optamos por DAR FOCO EM COISAS ERRADAS na nossa vida, e sofremos por isso.
Damos FOCO excessivo nos problemas, nas coisas negativas, nos relacionamentos mal sucedidos.
Damos FOCO nas notícias ruins, nos noticiários sensacionalistas, na “ imprensa marrom” que banaliza o crime, a violência, a corrupção.
E assim, tomados pela negatividade desses assuntos nos deprimimos, ficamos tensos, medrosos, somos tomados pela síndrome do pânico e criamos um cenário perfeito para a instalação de disfunções que nos levam a contrair doenças do corpo e do espírito.
Necessário se faz, portanto COLOCAR FOCO NAS COISAS POSITIVAS DA VIDA.
O mal estará presente onde quer que estejamos, MAS O BEM TAMBÉM ESTARÁ.
A opção é nossa, temos o livre arbítrio para escolher. Mas que tenhamos consciência de que se focarmos o negativo, seremos penalizados pelas cargas negativas que receberemos e se focarmos o positivo, É CLARO QUE SEREMOS BENEFICIADOS PELAS CARGAS POSITIVAS A QUE FAREMOS JUS.
A escolha é sempre nossa.
Portanto, não culpe a ninguém, nem à atual conjuntura política ou econômica ou à crise mundial, enfim, não atribua a fatores externos seu estado de negativismo ou positivismo.
O ÚNICO RESPONSÁVEL É VOCÊ E SOMENTE VOCÊ TEM O PODER DE CRIAR PARA SI MESMO ESTE UNIVERSO POSITIVO OU NEGATIVO NO QUAL VOCÊ MERGULHARÁ.
Portanto, busque o FOCO ADEQUADO para você e adote esta postura diante da vida, se deseja atrair para si a tão almejada FELICIDADE.
Muita PAZ !

Nenhum comentário: